"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Grifolândia


As escarpas do nosso Tejo são um dos locais onde é possivel observar a partir da água, uma curiosa ave conhecida por grifo.

Traduzido para SIMPLEX, com é moda nos últimos tempos, trata-se de um passarão, tipo abutre do Far West, com mais de dois metros de envergadura de asa, pescoço careca como convém e que se alimenta de animais mortos e carne passada da validade...

É possivel encontrá-los no troço internacional do rio, logo acima do cais fluvial de Malpica do Tejo e em muitos locais a montante deste, bem como já no troço nacional nas Portas de Ródão, junto a Vila Velha de Ródão.


Estes pássaros, embora determinados grupos fundamentoecologistas (cuja credibilidade anda pelas ruas da amargura) queiram considerar em vias de extinção, encontram-se felizmente em consistente expansão, sendo possível encontrá-los já instalados noutros locais do país.


Durante os primeiros voos dos filhotes, os pais acompanham-os de perto, ensinando-os a aproveitar as correntes de ar ascendente, incutindo-lhes assim a nobre arte de voar sem dispêndio de energia.


Fica aqui a grandeza destas aves, que manifestamente embelezam os nossos céus e poderiam ser um bom motivo para atrair turistas, não fosse a mediocridade desta espécie de ecologistas da treta, que se fazem transportar em jipes, passeando pela cidade!


Um ganda Buuuhhhh pra eles!

Sem comentários: