"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O peixe-aranha


O Peixe-aranha comum (Trachinus draco), é bem conhecido dos pescadores de mar e de alguns banhistas, após encontros acidentais entre ambos.
Mede entre 15 e os 20 centímetros de comprimento, tem uma cor amarelo-acastanhada no dorso e esbranquiçada no ventre, apresentando um formato alongado. Os olhos estão posicionados na zona superior da cabeça, indiciando que vê melhor para o nível superior. Vivem normalmente enterrados na areia onde esperam a próxima presa, visto que são predadores bastante agressivos, alimentando-se de pequenos peixes e organismos.

Vive normalmente algo afastado das praias, mas aparece de vez em quando, enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade. Ao contrário do que muita gente pensa não ataca os banhistas por iniciativa própria, limitando-se à autodefesa quando é pisado inadvertidamente.

Os três raios espinhosos da barbatana dorsal bem identificada pela sua cor mais escura, quase preta, são venenosos bem como os espinhos dos opérculos. A picada originada por estes espinhos provoca dores muito intensas e insuportáveis, necessitando de cuidados médicos.

Primeiros Socorros

Os primeiros socorros a aplicar ao banhista ou pescador azarado é apenas tentar aliviar a dor, necessitando sempre de intervenção médica num Posto de Socorros ou Urgências. Muitas vezes os nadadores salvadores, se a praia for concessionada, possuem um spray analgésico que poderá aliviar a dor. Num Posto Médico poderá depois receber uma injecção com o antídoto adequado para esta picadura.
Muitas vezes, refere-se como solução de emergência e à falta de cuidados médicos próximos, aquecer o mais possível – até ao suportável, a zona da picada com um cigarro acesso. Por incrível que possa parecer está provado que o calor decompõe algumas substâncias activas do veneno, neutralizando-o em parte. Outra solução possível é mergulhar a zona afectada em água quente – o mais possível, afim de conseguir o mesmo objectivo.
No entanto, devem ser referidos os cuidados óbvios de evitar uma queimadura no local, porque certamente seria pior o remédio que a doença.
Nota posterior: Existem em Portugal mais duas espécies para além desta: O Trachinus vipera e o Trachinus araneus, qualquer um deles relativamente semelhantes ao Trachinus draco em termos morfológicos e apresentando a mesma barbatana dorsal muito escura.

10 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente muitos de nós já passou pela picadela do peixe-aranha.
Um dos concelhos que poderemos dar é o não Stressar.

Porquê??

Para não acelerar o nosso metabolismo, o que implica a rápida actuação do veneno.

Como sabemos o veneno do peixe-aranha não mata, logo o manter a calma é o melhor.

Para quem não tiver nojo e auto-domínio, esprema o local da picadela e urine, que tudo passará..

A Acides e a temperatura da urina farão a cura…

Há cada coisa…

Um Grande Abraço

Nuno Correia

Anónimo disse...

Eu cá prefiro ir ao posto médico ou ao banhista para tratar da picada.
Posso não estar com vontade de urinar... apesar de não ter nojo de mim próprio e ter autodomínio...

S. Ferreira disse...

Nuno, essa história do stress é uma tanga. Hihihhihihi...com ou sem calma, o veneno se não for parcialmente removido, rapidamente fará o seu efeito.
Nada como espremer o ferimento, pressionando com bastante força o mesmo, provocando assim a saída do máximo de sangue.
Passado algum tempo, a dor passa. A urina não é boa opção.

Anónimo disse...

Claro que sim.

Mas se tivermos a km's do posto Médico, qual será a melhor solução?

Aguentar, pelo milagroso spry....

um grande abraço

Nunocao

Nuno correia

Rita disse...

Eu já tive o azar de ser picada. Dirigi-me ao nadador salvaor e ele pôs-me logo um spray, que só melhorou a dor para ai serca de 10 minutos... -.-
Fui para casa e pus o pé num alguidar com água a escaldar, e numa hora a dor passou...

Anónimo disse...

eu fui picada y nao me meteram spry so me meteram agua a escaldar, claro eu estou em españa isto e diferente aqui nao metem spry os nadadores salbadores metenos os pes num alguidar com agua a escaldar.Passou bem rapido
beixos sou a sofia

Anónimo disse...

Eu fui picado pelo peixe aranha e eu agora tou com uma comichao enorme no sitio da picada, o que devo fazer?

José Gomes Torres disse...

Normalmente gerer comichão é uma reacção do organismo, para que nós cocemos mesmo. Provavelmente neste caso para ajudar a revomer células afectadas pelas toxinas do veneno ou qualquer outra coisa que nem nos passa pela cabeça.
Por isso se não for comichão excessiva, o melhor é coçar, não leve a mal a minha opinião...

Anónimo disse...

sou surfista ja fui picado varias vezes. A tolerância á dor e ao veneno depende bastante de cada um . Ha pessoas que reagem bastante mal a uma picada de peixe aranha precisam mesmo de ir a um posto medico. A melhor solução para mim é , apertar ou espremer a zona picada para sair o máximo de veneno aplicar o máximo de calor possível ( sem nos queimarmos claro) ao local da picada.Aproximo um cigarro durante 5 a dez minutos ou pode mesmo usar o isqueiro do carro.. Passa em 5 minutos ... apesar de ainda sentir um pequeno inchaço durante uns dias mas ja sem dôr

Anónimo disse...

Em Agosto do ano passado fui picado por um. Como gosto de ir à praia a km's de distância de qualquer posto médico ou mesmo de qualquer povoação, o que fiz foi aguentar. Ao fim de três horas já conseguia andar e ao fim de quatro já só sentia uma ligeira impressão.