"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Campeonato Mundial, no Sabugal


A cidade de Sabugal, no distrito da Guarda vai, receber o 16º Campeonato do Mundo de Pesca à Truta com Isco Natural. A competição terá lugar no rio Côa de 18 a 22 de Setembro e estão já asseguradas participações de vários países, nomeadamente da Europa. As equipas de cada país são constituídas por cinco elementos, sendo um capitão. Fazem parte também um elemento de reserva e um treinador/dirigente/seleccionador, que orienta e equipa e fará cumprir o regulamento da competição.Durante os cinco dias do Campeonato, o rio Côa será percorrido na zona definida para a prova pelos pescadores, que irão tentar capturar o máximo de trutas, respeitando o regulamento.
Do programa fazem parte a recepção oficial, cerimónias de abertura e encerramento, bem como outras actividades durante o tempo em que decorre a prova.
Não sendo uma das muitas modalidades de pesca que pratico, não deixa de ter lugar aqui, pela sua importância para a espécie e para a região. Poderá ser que, na sequência deste evento, as autoridades regionais olhem para a pesca na sua generalidade, para os rios e para os peixes que têm à porta de casa, como factores de desenvolvimento que devem ser preservados. Como aliás, se faz nos países evoluídos.

Sem comentários: