"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O FishBase


O FishBase é um site que disponibiliza um sistema de informação completo sobre a larga maioria de espécies de peixes. Semelhante em tudo a uma enciclopédia, neste site podemos encontrar assuntos diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, os gestores das pescas mergulharão na maior compilação existente sobre a dinâmica de populações; os taxionomistas adorarão a versão electrónica do catálogo dos géneros de peixes actuais, os conservacionistas usarão as listas de peixes ameaçados em cada país. Também os pescadores desportivos terão disponível uma listagem de todos os peixes que ocorrem num determinado país e as suas características principais.
O site pode ser consultado na língua portuguesa o que certamente facilita quem não domina as outras línguas estrangeiras usadas no site.
Um reparo apenas para a lentidão no acesso às páginas, talvez motivado pelo tráfego de visitantes de todo o mundo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ótima dica, Gomes,
O Fishbase é realmente uma excelente enciclopédia ictiologica.
Abração

José Gomes Torres disse...

É verdade amigo Junior.
Aqui é possivel encontrar todas as espécies que procuramos. Um site de extremo interesse para nós pescadores!
Abraço.

Pedro batalha disse...

Boas
Muito boa dica, obrigado.
Abraço

José Gomes Torres disse...

Olá Pedro Batalha!
De facto quem procura saber mais alguma coisa sobre as espécies que pescamos ou ainda outros factos que desconhecemos sobre uma determinada espécie, este é o local indicado para o fazer.
Além disso, com a recente funcionalidade da lingua portuguesa, torna-se uma ferramente indispensável, para nós pescadores.