"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Nove quilos de barbo!


Foi já em 2000 que o meu amigo Vasco pescou no troço internacional do rio Tejo, este barbo comizo que fez a balança chegar ao 9 quilos e cem gramas.
O peixe foi pescado com um crankbait de balsa, cor de achigã e com fio multifilamento de 0.20mm.
Além de ser o maior barbo comizo que conheço a ser pescado desportivamente, o que se traduz num recorde, revela bem a agressividade desta espécie, que não se coíbe de atacar amostras que não lhe são destinadas.
Na ordem decrescente e logo depois deste, dos que eu conheço, está o que eu pesquei mas tinha apenas 7,200 kg, do qual em breve deixarei a foto.


2 comentários:

ZeNeR disse...

O valor desse peixe vivo e dentro de �gua � incalculavel...
Infelizmente nessa �poca, ao que parrece havia muitos e de tamanhos razoaveis. Agora � tarde! H� poucos e pequenos e o tempo de acabar as carnificinas j� passou.
N�o h� "quem deixe o peixe fora"... Para mal dos nossos pecados.

José Gomes Torres disse...

É verdade. Infelizmente na ocasião não se tinha esta ideia e agora paga-se por isso. Mas a nova geração de pescadores como tu, pode dar a volta às asneiras que nós -os cotas, cometemos...
Pelo menos vocês foram avisados e nós não!