"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Prestige, NUNCA MAIS






Faz precisamente hoje cinco anos que se deu início à maior catástrofe ecológica da Península Ibérica, que acabou por provocar o derrame de 77 mil toneladas de fuel-óleo nas costas espanholas e francesas. Com efeito, o pedido de socorro emitido pelo petroleiro Prestige às 15h15 do dia 13 de Novembro de 2002, dava apenas inicio a um calvário de más decisões, desorganização, braços de ferros e fraquezas, mas sobretudo de destruição de uma boa parte da vida marinha da "Costa da Morte".


Nem de propósito.


O Prestige, seis dias depois, partiu-se em dois e naufragou a 270 quilómetros em frente ao cabo de Finisterra, no extremo noroeste da Península Ibérica. Imediatamente espalharam-se pelo mar 20 mil toneladas de combustível.


Sobre as plataformas submarinas da Galícia e de Cantábrico jazem 347 toneladas de óleo. O casco partido do Prestige continuará a lançar ao mar uma tonelada diária durante os próximos 20 anos, advertiu o Centro de Pesquisas Energéticas, de Meio Ambiente e Tecnológicas do Ministério da Ciência e Tecnologia da Espanha.


Porquê?


Esperemos que NUNCA MAIS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se lança uma tonelada por dia não chega sequer para um ano a lançar oleo!!!???
de qualquer maneira é sempre o homem a destruir o planeta!!!
Tanta técnologia para tanta coisa e para resolver um problema destes nada é o mundo que temos até um dia...