"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

II Festival Gastronómico do Achigã

Clique na imagem para ampliar

À semelhança do ocorrido no ano transacto, Vila de Rei volta a organizar o Festival Gastronómico do Achigã, que segundo consta, terá sido um enorme sucesso.
Com efeito e a par de outro tipo de organizações, como por exemplo de cariz desportivo, em que se pretende chamar a atenção das entidades responsáveis para a preservação do achigã, este evento será certamente mais um óptimo contributo para esse objectivo.
Poderão assim os órgãos tutelares deste recurso, incrementem a ténue fiscalização na pesca desportiva, com o objectivo de evitar que nunca falte o ingrediente principal a este já famoso Festival Gastronómico.
Oxalá por isso que o Chefe Silva que até “provou achigã noutro local, mas que não tinha o tempêro daqui”, nunca saia de Vila de Rei, sem ir saciado com esta exótica iguaria. Sim, porque o achigã é uma espécie exótica…
Espero também que a famosíssima Filipa Vacondeus tenha já idealizado uns pastéis que lhe permitam aproveitar as espinhas e peles que sobraram dos diversos pratos de achigã, e no fundo concretizar mais uma iguaria, na linha daquilo a tornou eminente.
Faço votos ainda que a ASAE, tão zelosa da qualidade alimentar dos produtos que nos servem nos restaurantes, se certifique da origem, das condições de transporte, da embalagem e da higiene em geral dos achigãs a confeccionar, bem como das facturas emitidas pelos pescadores, supostamente profissionais que fornecem os restaurantes, que amavelmente aderiram a este festival.

Bom apetite!

Sem comentários: