"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Fluviário de Mora





Recentemente tive oportunidade de visitar o ainda novo Fluviário de Mora, localizado junto da simpática Vila de Mora, no Açude do Gameiro - Cabeção.
Este Fluviário inaugurado há menos de um ano é sem dúvida um espaço bem concebido e agradável. Idealiza o trajecto de um rio imaginário, com as espécies de peixes, plantas e anfíbios, associadas a cada um dos passos do seu percurso.
É possível identificar por intermédio de quadros próximos, as espécies de ribeira, rio, albufeira e por fim a foz de águas salobras e já com espécies de água salgada como as taínhas, douradas, raias e até um xarroco.
Há ainda um espaço para o casal de lontras – a Marisa e o Cristiano Ronaldo. Um deles aproveitou para mostrar a sua magnífica dentadura, registada pela minha máquina fotográfica. Existe ainda um espaço com várias espécies de peixes exóticos, sendo uma boa parte deles da América do Sul. Outro dos aquários exibe o espectacular colorido e variedade dos peixes dos lagos africanos.
À saída, existe uma loja de recordações com objectos relacionados com o Fluviário.
Nota menos positiva para os seis euros por pessoa adulta, um preço que considero exagerado para uma visita que se faz sempre em família ou em grupo. Nestas circunstâncias, quem vai tirar os bilhetes é melhor levar a carteira bem recheada. Além disso, é um espaço bastante pequeno e que por isso se visita em muito pouco tempo.
Pode visitar na Internet, o site do Fluviário de Mora.

Sem comentários: