"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

As Rattlin Trap


Não é das amostras mais antigas e com mais tradição, surgindo o primeiro modelo, o Sonic da Heddon, em 1950. No entanto, nos últimos anos, foram muitos os fabricantes que apresentaram novos modelos bastante atraentes, até para os achigãs...

Constituição
O aspecto exterior deste género de iscos artificiais é o de uma amostra um pouco mais espalmada lateralmente que as demais. Característica também bastante visível é a ausência da habitual patilha frontal plástica dos crank´s tradicionais. Aqui o efeito é conseguido de outra forma.
Uma vez que afundam logo que entram na água, a vibração do isco é conseguida pela parte frontal superior da amostra, que ao “cortar” a água, vibra de forma muito rápida. Outra característica que sobressai de imediato é o chocalhar de qualquer coisa no interior quando lhes pegamos, fazendo lembrar um brinquedo de criança. Este é com efeito, uma das características mais apelativas para o peixe. Alojadas em várias câmaras estão esferas metálicas de diferentes tamanhos, responsáveis pelo ruído característico. Este ruído quando produzido dentro de água, chama a atenção dos achigãs ou qualquer outro predador a uma distância muito grande.
O material base com que são construídas as amostras lipless é o plástico duro ou outro material semelhante, com a característica fundamental que seja bastante duro, para que o ruído produzido seja mais audível.
Os anzóis triplos, habitualmente dois, estão colocados um no ventre e o outro na parte posterior do isco sendo o peso mais utilizado a ½ onça ou seja cerca de 14 gramas, que cobre a maioria das situações de pesca.

Pescar com as Rattlin Trap
Como qualquer crankbait, esta amostra é uma excelente localizadora de peixe. Ou seja, tratando-se de um isco rápido, muito rápido até, dá-nos boas indicações de localização das estruturas ou dos locais em que os achigãs estejam situados.
Pode ser utilizada como um crankbait normal, iniciando a recuperação logo após a entrada na água. Neste caso o lançamento é efectuado para junto da margem e sem mais nenhuma acção especial por parte do pescador, que não seja guiar a amostra e recuperar o fio.
Como se trata de um isco que afunda de imediato após a entrada na água, dá-nos teoricamente a possibilidade de pescar à profundidade desejada. Para que tal suceda, basta-nos ter um conhecimento, pelo menos aproximado, da profundidade do local em que queremos que a amostra trabalhe. Depois da entrada na água, calculamos mentalmente o local em que o isco se encontra durante a queda, iniciando a recuperação na profundidade desejada, cruzando desta forma a área pretendida.

1 comentário:

S. Ferreira disse...

Excelente amostra de localização, GT!

Da margem não a utilizo muito, mas já tenho apanhado uns peixes.
É particulamente boa quando eles andam em cardume.

Um abraço,