"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Achigã, o peixe mais desportivo do mundo!


Este peixe, conhecido no nosso país por achigã, (Micropterus salmoides) é considerado como o peixe mais desportivo do mundo.

Em Portugal existe desde há cerca de cinquenta anos, importado pelo Instituto Florestal que tratou depois de o estudar, aclimatar e espalhar.

Hoje em dia encontra-se pelos quatro cantos de Portugal e do Mundo, visto que existe actualmente em cerca de cinquenta países, incluindo alguns da antiga URSS.

Os norte-americanos consideraram que tinham um peixe que podiam exportar e fizeram-no. Atrás do peixe vieram os iscos, as linhas, as canas, os barcos e os apaixonados por esta pesca.

A pesca ao achigã é considerada o motor de desenvolvimento de movos materias para a pesca, como a utilização de carbono nas canas e os fios multifilares, só para dar alguns exemplos.

Pessoalmente, gosto de todos os tipos de pesca, mas pescar achigãs com iscos artificiais é sem dúvida a minha pesca. Não há melhor momento para nos deixar sem pinga de sangue e com o coração a bombar a sério, do que um ataque de um achigã grande a uma amostra de superfície. Indescritivel!

Pena é que muitos achem que fica bem de qualquer maneira (gastronomicamente falando) e outros façam negócio com os seus cadáveres, para comprar um carreto novo.

Em vez de se proteger um potencial, come-se!

Assim não vamos lá...

1 comentário:

Jorge Bragança disse...

Assino por baixo a negrito