"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Swim Baits


Os swim baits são amostras que se encontram já em utilização por uma boa parte dos pescadores portugueses, depois de este fenómeno ter acontecido também um pouco por todo o mundo. A americana AC Plug foi das primeiras marcas a produzir este género de amostras que conseguiram fabulosos resultados na captura de exemplares recorde e contribuíram para a divulgação dos swim baits. Actualmente, um grande número de marcas japonesas fabrica este género de iscos, tendo incrementado muito a variedade destas amostras no mercado.
Uma das suas características dos swim baits é a sua perfeição e o rigor na imitação da espécie que pretendem simular. A articulação do corpo é outra característica habitual que lhes permite obter o efeito porque são conhecidas e denominadas: a natação ou o “swim” – amostras nadadoras, se não nos chocasse esta tradução à letra da sua designação.
A sua utilização não tem nada que nos seja desconhecido e limita-se à recuperação, com toques e paragens, ou outra qualquer acção que nos seja produtiva em resultados.
Tratam-se normalmente de amostras de grande tamanho e de aspecto robusto, apresentando um peso bastante superior ao normal, nitidamente direccionadas para os grandes predadores, quer sejam de água doce quer de água salgada.


Os grandes fabricantes de canas como a Daiwa, Shimano ou a GLoomis adaptaram-se também a este género de iscos mais pesados e produziram equipamentos específicos. As swimbait rods são mais robustas, estão preparadas para arremessos pesados e habitualmente possuem cabos mais comprimidos que facilitam o lançamento.
Este género de amostras permitem explorar de outra forma as águas onde pescamos predadores, pelo que são mais uma ferramenta disponível ao pescador de iscos artificiais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gomes querido amigo,
Tenho 2 ou e dessas amostras em minhas caixas de quando ainda pescava de bait casting, mas apesar de serem realmente excelentes, essas iscas nunca ganharam grande popularidade aqui nessas terras.
Um grande abraço e uma ótima semana pra ti

José Gomes Torres disse...

Por cá vão ganhando novos adeptos todos os dias, junior.
Muitas vezes, a nossa fé faz os nossos iscos produzir milagres!
Muito obrigado e boa semana também para ti!

Fish Whisperer disse...

Thanks for the visit and comment. I am sorry I can not read your site but it looks like you catch some nice fish.
Cheers