"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Boston Whaler comemora 50 anos

O nosso Boston Whaler, aqui com a configuração de pesca de mar

A lendária marca de embarcações Boston Whaler está a comemorar os 50 anos de existência. Em 1958, Richard T. Fisher surpreendeu o mundo ao apresentar um barco de 13 pés, que ostentava uma característica nova: era completamente inafundável. Nascia assim o primeiro Boston Whaler. Hoje a marca continua a abrir caminho, utilizando tecnologia inovadora no campo da segurança, fiabilidade e baixa manutenção.
Em relação à segurança, refira-se a particularidade do duplo casco se encontrar completamente cheio de espuma que não absorve água. Essa espuma garante mais do dobro da flutuabilidade exigida pelos apertados controlos de homologação da Guarda Costeira Norte Americana. A espuma além de proporcionar flutuabilidade, absorve as pancadas da ondulação mais forte e fornece rigidez estrutural ao casco, permitindo uma menor espessura de fibra e por isso redução de peso. Permite também algumas brincadeiras!
Todos os restantes pormenores são pensados para dar mais tempo ao nosso passatempo e menos na manutenção do barco: os estofos possuem inibidores de raios UV, resistindo ao sol, as peças metálicas são em aço inox cromado de extrema qualidade. As superfícies são lisas para permitir uma fácil limpeza e melhorar a ausência de odores.
Estas características determinaram que se tornem os barcos por excelência de várias entidades: Guarda Costeira Americana, barcos salva-vidas, barcos patrulha de vários serviços de fiscalização, Policias Marítimas, Serviços Portuários, e sobretudo por todos os que conhecem este fabricante e preocupam com a sua segurança na água.
Para que este ano seja mesmo inesquecível para a marca, a Boston Whaler recebeu o Prémio Inovação 2008 da NMMA, a Associação americana de fabricantes de artigos Náuticos.
Em Portugal, não existe actualmente nenhum representante oficial, segundo o site da marca. Felizmente sou um dos pouquíssimos proprietários de um Boston Whaler no nosso país. Trata-se de um Dauntless de 15 pés (4,70 mts) que utilizamos quer na pesca de água doce, quer no mar, após as alterações que demoram pouco a concretizar.
Sem qualquer dúvida, é o barco que preenche todas as minhas necessidades e exigências e não vejo nenhum modelo e marca que o possa vir a substituir. Provavelmente será o barco da minha vida.

Sem comentários: