"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Peixes morrem no Zêzere


Milhares de peixes estão a aparecer mortos no Rio Zêzere, perto da Covilhã desde sábado passado.
As descargas poluentes estão a ser investigadas pela brigada do SEPNA da GNR que suspeita de uma indústria de transformação de fruta, embora ainda “… não se possa debruçar sobre o assunto em mais profundidade…”.
Segundo um membro da Associação de Caça e Pesca do Tortozendo, "o rio pode e vai morrer", se é que não está já morto, acrescento eu.
Como efeito, logo em Manteigas recebe os primeiros maus-tratos da sua ainda curta existência, levando depois com esgotos de tudo o que é povoação próxima.
Acrescenta-se ainda os efluentes das Minas da Panasqueira, para ultimar o preparado final, bem como mais uns esgotos domésticos e efluentes industriais para manter o nível.
Curiosamente acaba nas torneiras de quase dois milhões de lisboetas...
Ver vídeo da RTP aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Triste, querido amigo além mar,
Infelizmente vejo que não é só por aqui que estamos, por vez ou outra, sujeitos a conviver com crimes como este. Espero que por aí as autoridades sejam mais competentes que as nossas.
Um abraço