"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Unir multi-filamento a mono-filamento


Um dos nós mais úteis que podemos empregar na utilização de fio multifilar - também chamado multi-filamento ou entrançado - é quando precisamos uni-lo a um estralho ou baixada de fio mono-filamento.
Nestas circunstâncias e quando surgiu o multi-filamento, vulgarmente os fios “corriam” e o nó desfazia-se, ou teríamos que executar uma laçada em cada um e ligá-los dessa forma.
Depois de terem surgido nas tertúlias de pescadores, inúmeros tipos e modelos de nós para esta situação, chegou-se a esta forma de atar, evolução de todas as versões anteriores.
É facílimo e rápido de fazer, mas sobretudo eficaz, porque não tem nenhum nó que fragilize a resistência de qualquer um dos fios.

5 comentários:

S. Ferreira disse...

GT, já tinha visto há algum tempo atrás este nó num folheto. Fiquei com a impressão que os tipos trocaram as linhas. As voltas tem toda a lógica que sejam dadas com o multi e não com o mono. De modo contrário, ficará um nó muito volumoso; o multi também escorregará com mais facilidade.
Mas posso estar enganado...

Anónimo disse...

parabens blog muito bom.
aqui vai o meu.
http://pedrosantoseapesca.blogspot.com

uma boa continuaçâo.de PEDRO SANTOS

José Gomes Torres disse...

Sérgio, de facto e pelo que testei, se utilizarmos diâmetros muito diferentes como usamos com os iscos artificiais (0,50 mono e 0,20 multi, mais do dobro do diâmetro de diferença) acontece isso. Mas se utilizarmos diâmetros relativamente próximos não fiquei com essa impressão e pareceu-me um nó sólido. Ainda assim, penso que é possível experimentar trocando os tipos de linhas um com o outro e ver qual dos resultados nos parece melhor. Mas o facto de não ter qualquer nó, parece-me muito vantajoso em relação aos que o utilizam.

José Gomes Torres disse...

Pedro Santos, obrigado pelo seu comentário. Já visitei o seu blog e achei-o muito interessante também. Parabéns e bom trabalho!

jonatan leme disse...

Obrigado por postar esser nó!!!
muio bom!!!