"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Grifos na Web


A atestar que os grifos, cegonhas pretas e restante passarada do Parque Natural do Tejo Internacional pode e deve ser um meio de atrair visitantes à Raia, está a quantidade de visitantes e comentadores a neste site, recentemente divulgado.
On-line e 24 horas por dia, uma câmara vigia o local de nidificação de um casal de grifos (Gyps fulvus) nas escarpas das Portas de Ródão mas que está até ao momento a ser disputado por um outro indivíduo isolado de outra espécie de grifo (Gyps rueppellii), desconhecido ou raro em Portugal. Parece história de Big Brother, como já vários comentários referiram!!!

Este projecto foi desenvolvido no âmbito do programa Público na Escola, um projecto do Jornal PÚBLICO que visa estimular a conservação da Natureza e a protecção do Ambiente junto dos alunos das Escolas Básicas e Secundárias.
As entidades envolvidas neste projecto são a Refer, responsável pela instalação da câmara e de toda a infraestrutura tecnológica que permite as imagens em directo; a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pela disponibilização do sinal e por gravar todas as acções no ninho para posterior divulgação; a SIC, que fará a cobertura televisiva ao longo de toda a época de nidificação; e o próprio Jornal Público, que fornecerá as imagens em directo através do seu site e promoverá as acções educativas junto das escolas.
Como se calcula, à noite dificilmente se consegue observar alguma coisa e durante o dia, as aves podem não estar no local. No entanto a época que se aproxima é a da (re)construção do ninho pelo que se prevê muita actividade e vai/vem.

Pena é que as pessoas se limitem a este espectáculo "voyeurista" pela tecnologia dos PC´s e da comunicação e não se promova a visita aos próprios locais, para cheirar a Natureza e disfrutar de um passeio de barco pelo nosso Tejo, que tanto tem para mostrar.
O que seria de bom para todos os comentadores, se tivessem a oportunidade de observar as aves no local...

Sem comentários: