"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Activistas reféns em baleeiro japonês


Um australiano e um britânico da organização Sea Shepard Conservation Society, estão retidos há 48 horas no navio baleeiro japonês “Yushin Maru 2”. Na terça-feira, os dois activistas saltaram da sua embarcação “Steve Irwin” para o navio japonês para entregar uma carta a salientar que é ilegal caçar baleias. Ver video aqui

Minoru Morimoto, do Instituto japonês de Investigação sobre Cetáceos (ICR), admitiu que os dois activistas estão detidos mas negou terem sido mal tratados.

“- É ilegal entrar nos navios de outro país em mar alto. Por isso, estão a ser mantidos sob custódia, enquanto são tomadas decisões sobre o seu futuro”.

Os japoneses acusam ainda os activistas de terem tentado danificar o navio, que se encontra a Sul da Austrália.

A Sea Shepard informou entretanto que a tripulação do baleeiro colocou condições para a libertação dos dois homens, algo que a associação considera inaceitável.
“- Usar reféns para fazer exigências é a marca do terrorismo e a Sea Shepard não tem interesse em negociar com grupos terroristas”, comentou o capitão Paul Watson.

Ver notícia completa e video . Fonte: Público

Sem comentários: