"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

domingo, 30 de janeiro de 2011

Sagarra 46/2, pata S - cor azul


Marca e Modelo
Carreto Sagarra – Modelo 46/2

Categoria
Carreto de spinning, bobina fixa

Anos de construção
Entre 1946 e 1953

Origem e História
Estamos em presença de um carreto espanhol, fabricado na localidade de Sitges, Barcelona. Trata-se dos primeiros modelos fabricado por esta marca, sendo que a primeira versão não possuía qualquer tipo de pintura ou anodizado. Uma vez que o primeiro carreto deste modelo foi fabricado no ano de 1946, foi-lhe atribuído o nome correspondente aos dois últimos dígitos. Posteriormente, entre 1946 e 1951 foram fabricados os modelos 46 anodizados em duas cores distintas: o vermelho (denominada “Burdeos”) e o azul.

O modelo 46/2, não tinha anti-retrocesso, ou seja, era possível manivelar em sentido contrário ao de enrolar a linha. Apesar disso, a bobina só permitia a saída de linha, não se movimentando em sentido contrário.
A bobina é constituída por duas partes, sendo a superior para a linha e a inferior destinada a armazenar o sistema anti-retrocesso da bobina.

A fábrica Sagarra que fazia também outros engenhos, como moedores de carne, laborou entre os anos de 1946 e 1995, terminando a produção devido à concorrência dos carretos asiáticos, mais baratos e estéticamente mais apelativos.

Conservação
Como é normal, este carreto chegou-me às mãos em mau estado geral, apresentando bastante corrosão, denunciando a sua utilização em água salgada. No entanto, como é habitual nos Sagarras, sem qualquer folga no rotor ou na manivela, que não fosse perfeitamente aceitável.
Hoje temos carretos novos à venda com 10 rolamentos e com folgas bem superiores.
No interior, toda a mecânica se encontrava intacta e sem desgaste, embora o lubrificante fosse certamente contemporâneo da restante mecânica, a fazer fé no cheiro característico das massas lubrificantes antigas.

Este modelo é relativamente raro. Existem muitos coleccionadores exclusivos de carretos Sagarra, inclusive em Espanha, que não possuem este modelo que quis o destino, me veio parar ao espólio.

Referencias na internet
http://sagarracarretes.blogspot.com/2008/04/historia-fbrica-sagarra.html

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou a "passar-me dos carretos" com tanto carreto! :-))) A ver se vem o bom tempo para aprender mais umas coisas "in situ" contigo e com o mestre Zé Pedro, sobre carretos, fios, achigãs, e outras coisas mais... Abraço. Victor Galhano

P.S. - Que tal + 1 pesca à pluma...5 da matina?

José Gomes Torres disse...

Victor, tá combinado! Bora lá...
Também eu ando já passado dos carretos com tão pouco tempo para aquilo que realmente gosto de fazer.
Vamos ver se isto se organiza depressa...

Filho de peixe... disse...

Olá boa noite!
Ao fim de 7 anos da partida do meu pai resolvi-me a dar uma volta nas caixas com os materiais da pesca.
Depois das ofertas das canas e de outros materiais restou uma caixa onde encontrei encontrei um conjunto de 6 carretos de pesca que, depois de ninguém os querer, decidi colocar à venda.
O meu pedido vai no sentido de me ajudarem a valorizar os carretos, porque depois de fazer uma breve pesquisa na internet fiquei a saber que um deles é muito procurado em espanha.
Fica a lista:
Sagarra Azul pata S
Centaure Pacific
Luxor Modelo A - Pezon & Michel
RU - Atlantic deluxe
Commander S-S 37
ABU MATIC 150
Muito obrigada
Fernanda

José Gomes Torres disse...

Olá!
Posso pedir-lhe para me contactar para gomestorres@gmail.com
Obrigado!
José Torres