"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Peixe-Gato do Mekong


O maior peixe de água doce e sem escamas do mundo, está em risco de desaparecer das águas barrentas do rio Mekong, situado no Sudeste Asiático. Este peixe com o nome científico de Pangasianodon gigas, pode atingir 3 metros de comprimento, pesar 300 quilos, além de viver 60 anos, é conhecido vulgarmente por Peixe-Gato Gigante do Mekong.

O seu habitat principal é na metade inferior do sistema fluvial do rio Mekong, que atravessa o Cambodja, Laos, Tailândia e o Vietname. Exclusivamente vegetariano, foi em tempos muito abundante em toda a bacia do Mekong, mas hoje crê-se que a sua população esteja reduzida a cerca de 5% relativamente ao século passado, estando muito perto do limiar da extinção. O excesso de pesca comercial sem eficaz fiscalização, a construção de barragens nos tributários do Mekong e a destruição das zonas de desova, são as principais causas do declínio deste gigante.

Estes peixes migratórios, que sobrem centenas de quilómetros na direcção da nascente, necessitam de grandes espaços no rio para as suas deslocações sazonais, bem como condições ambientais específicas nas zonas de reprodução.

Actualmente concertam-se esforços internacionais para protecção da espécie. A pesca do Peixe-Gato do Mekong está actualmente interdita na Tailândia, Laos e Cambodja. Apesar disso, nas vilas isoladas junto ao rio e localizadas no interior do continente, a fiscalização não actua e a sua captura continua como se nada se passasse…

Fonte: National Geographic

1 comentário:

Anónimo disse...

¡Que lo coma Zapatero......!!!!!