"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Novos fios GAMMA


Ainda em fase de lançamento e divulgação no nosso país, está uma marca de linhas de origem japonesa, fabricados pela Gamma Tecnologies, que promete revolucionar o conceito existente relativamente aos fios de pesca. Este processo, aparentemente simples é uma das respostas da ciência que está agora ainda a dar os primeiros passos, conhecida por nano tecnologia e que neste caso concreto é bastante fácil de entender: Durante o processo de fabrico é forçada a criação de ligações extraordinárias suplementares a nível inter molecular, o que não acontece numa linha normal, dando origem a um fio muito mais resistente.


Esta vantagem traduz-se em resultados reais a vários níveis:
- Maior resistência por diâmetro
- Mais resistência ao nó
- Maior resistência à tracção
- Maior resistência à abrasão
-Mais suavidade na utilização
Na pesca, a resistência destas linhas é de facto surpreendente, tornando-se numa grande vantagem em diversas situações mais exigentes, em que necessitamos de uma linha durável.
Além disso, a versão em fluorcarbono tem as vantagens já por nós conhecidas: É virtualmente invisível na água, por possuir o mesmo factor de refracção da luz que o meio aquático e é também menos elástica, o que permite uma melhor detecção dos toques, o que é vantajoso nas pescas de fundo, independentemente da modalidade praticada e em que pretendemos essa característica no fio que usamos.
É caso para dizer que as de linhas pesca “transgénicas” serão o futuro nos nossos carretos de pesca.
As linhas Gamma são comercializadas em Portugal pela Sulpesca.

2 comentários:

Anónimo disse...

oOlá GT!

Tenho em uso o fio em 0.30mmm /na realidade é 0.32mm) para o spining ao robalo. Parece-me que a qualidade/preço em relação ao tamnho da bobine é equilibrado.Não há disperdicios pois cada uma tem 110m, o que é ideal!
O comportamento no carreto após longas horas de trabalho também é satisfatório.

cpts
Maia Marreiros

José Gomes Torres disse...

Olá Maia Marreiros! Ainda não conferi o diâmetro, mas será uma boa ideia para um post aqui no blog, na secção de bricolage!
Quanto ao resto, estamos falados!
Um abraço e boas pescas.