"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Cimeira sobre alterações climáticas



Terminou hoje em Bali - Indonésia, a Conferência Mundial sobre alterações climáticas e perdeu-se mais uma vez a possibilidade de ver o pais mais poluidor do mundo, tomar uma atitude digna de registo: assinar este acordo, que foi já ratificado pela Austrália.

As críticas à actual administração norte-americana chegaram esta quinta-feira também da União Europeia. Os 27 da União acusam Washigton de não tomar uma atitude aceitável para evitar as alterações climáticas em curso.

A CEE ameaça ainda boicotar o encontro em que os Estados Unidos pretendem juntar as principais economias mundiais para se falar sobre o clima, se os norte-americanos recusarem as metas de Bali para a redução das emissões de gases poluentes.
Os progressos desejados pela grande maioria dos participantes nesta cimeira passam pelas negociações nos próximos dois anos de um pacto sobre o aquecimento global que substitua o protocolo de Quioto.
É de facto lamentável tal atitude, do país supostamente mais evoluído do Mundo.


Sem comentários: