"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Carretos: Trutas e Surfcasting


Mais um claro contraste, entre duas técnicas de pesca que pratico, ao nível dos acessórios e mais um exemplo para a galeria recém-criada dos “Contrastes”:
- À esquerda um carreto Vega modelo Lupo 600, com capacidade de 100 metros de 0.18mm, quatro rolamentos e uma relação de recuperação de 5,2 voltas, por cada uma da manivela.
Utilizo-o na pesca de trutas, em spinning ultra-ligeiro, nas pequenas ribeiras do Interior. Uma pequena peça de relojoaria, como uso chamar-lhe…
- À direita, um Vega modelo TD 8000, com capacidade de 280 metros de 0.35mm, catorze rolamentos (!) e uma relação de recuperação de 4,5 voltas, por cada uma da manivela.
Utilizo-o na pesca de mar na modalidade de surfcasting, ou na pesca ao fundo embarcado. Um verdadeiro rebocador incansável, com uma suavidade de funcionamento verdadeiramente surpreendente e um enorme gozo de utilização.

Sem comentários: