"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Projecto Limpar Portugal


Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia é o mote de um movimento cívico independente, iniciado entre nós através de um membro do Clube Português dos fãs dos Land Rovers.
A ideia original surgiu na Estónia e juntou no dia 3 de Maio de 2008 cerca de 50 mil pessoas, num país de 1,5 milhões de habitantes, que recolheram dez mil toneladas de lixo espalhado pelas florestas de todo o país.
A ideia foi copiada e em Abril deste ano, 150 mil cidadãos vizinhos da Lituânia e da Letónia puseram mãos à obra e conseguiram a mesma proeza



Video desta acção na Estónia

Entre nós a ideia vai ganhando corpo e aderentes, estando agendado já o dia 20 de Março de 2010 - tome nota na sua agenda - para limpar Portugal.

A organização faz saber que irá realizar a acção sem mexer num único euro, sendo os apoios prestados apenas e exclusivamente em bens e serviços relacionados com este objectivo.
Na rede social do movimento na internet pode criar e aderir a grupos já existentes, postar a sua opinião no fórum e sugerir ideias. Mais importante é a possibilidade de indicar as referências geográficas (coordenadas de GPS) dos pontos de lixo, para que sejam catalogados e posteriormente limpos pelas equipas de voluntários no dia PLP.
No site oficial do Projecto Limpar Portugal pode ainda obter mais informações sobre este projecto.
Obviamente, o Instantes associou-se de imediato à divulgação da iniciativa porque toda a água que cai nas florestas, vai sempre ter a um rio! Convém que chegue pura...

2 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso já tinha visto esse sitio, mas não me parece que venha aderir. Aquilo esta minado de interesses. Uns querem uma associação, dizem que para que tudo seja legal; talvez. Outros do Club de Land Rovers, querem limpar as florestas para fazerem os seus passeios de Jeep, com o caminho desimpedido, logo eles que tanto contribuem para dar cabo da floresta, nas suas passeatas.
Não me cheira.Estive a ver o video deles lá na Estónia e aquilo sim foi uma coisa bem pensada e organizada, agora o que querem fazer cá é uma coisita de amadores.
Mas eles é que sabem. Eu até posso ir limpar, mas não vai ser com esses tipos.
Manuel Esteves

José Gomes Torres disse...

Caro Manuel
Tudo na vida tem interesses.
Mas o mais importante, o que dá corpo ao projecto, é de facto "Limpar Portugal", o que para mim é suficiente.
Se a iniciativa teve origem no Club Land Rover, continua este clube com o mérito de a ter adpotado entre nós e ter "vontade de fazer", o que me parece sempre positivo.
Eu não pertenço a nenhum clube de TT, embora tenha uma pick-up, mas tenho na ideia que quem estraga as florestas nas passeatas são pequenos grupos de amigos, que ao fim de semana se juntam para queimar uns litros de gasóleo e estoirar um jipes, não um Clube do género deste, em que as coisas deverão ser organizadas com vários cuidados. Por outro lado, andar de carro, seja em que local for, é suficiente para dar cabo do ambiente...
Também fiquei com ideia que acha que o Clube LR é que é o "dono" do movimento o que, como se percebe, não é verdade.
Foi apenas um membro do clube que, pelo facto de andar fora de estrada, se apercebeu que há toneladas de lixo nas florestas e adoptou a ideia.
Como percebe, quem vai ao futebol ao domingo não se apercebe destas coisas...
Um abraço e obrigado pela sua contribuição!
GT