A ideia original surgiu na Estónia e juntou no dia 3 de Maio de 2008 cerca de 50 mil pessoas, num país de 1,5 milhões de habitantes, que recolheram dez mil toneladas de lixo espalhado pelas florestas de todo o país.
A ideia foi copiada e em Abril deste ano, 150 mil cidadãos vizinhos da Lituânia e da Letónia puseram mãos à obra e conseguiram a mesma proeza
Video desta acção na Estónia
Entre nós a ideia vai ganhando corpo e aderentes, estando agendado já o dia 20 de Março de 2010 - tome nota na sua agenda - para limpar Portugal.
A organização faz saber que irá realizar a acção sem mexer num único euro, sendo os apoios prestados apenas e exclusivamente em bens e serviços relacionados com este objectivo.
Na rede social do movimento na internet pode criar e aderir a grupos já existentes, postar a sua opinião no fórum e sugerir ideias. Mais importante é a possibilidade de indicar as referências geográficas (coordenadas de GPS) dos pontos de lixo, para que sejam catalogados e posteriormente limpos pelas equipas de voluntários no dia PLP.
No site oficial do Projecto Limpar Portugal pode ainda obter mais informações sobre este projecto.
Obviamente, o Instantes associou-se de imediato à divulgação da iniciativa porque toda a água que cai nas florestas, vai sempre ter a um rio! Convém que chegue pura...
2 comentários:
Por acaso já tinha visto esse sitio, mas não me parece que venha aderir. Aquilo esta minado de interesses. Uns querem uma associação, dizem que para que tudo seja legal; talvez. Outros do Club de Land Rovers, querem limpar as florestas para fazerem os seus passeios de Jeep, com o caminho desimpedido, logo eles que tanto contribuem para dar cabo da floresta, nas suas passeatas.
Não me cheira.Estive a ver o video deles lá na Estónia e aquilo sim foi uma coisa bem pensada e organizada, agora o que querem fazer cá é uma coisita de amadores.
Mas eles é que sabem. Eu até posso ir limpar, mas não vai ser com esses tipos.
Manuel Esteves
Caro Manuel
Tudo na vida tem interesses.
Mas o mais importante, o que dá corpo ao projecto, é de facto "Limpar Portugal", o que para mim é suficiente.
Se a iniciativa teve origem no Club Land Rover, continua este clube com o mérito de a ter adpotado entre nós e ter "vontade de fazer", o que me parece sempre positivo.
Eu não pertenço a nenhum clube de TT, embora tenha uma pick-up, mas tenho na ideia que quem estraga as florestas nas passeatas são pequenos grupos de amigos, que ao fim de semana se juntam para queimar uns litros de gasóleo e estoirar um jipes, não um Clube do género deste, em que as coisas deverão ser organizadas com vários cuidados. Por outro lado, andar de carro, seja em que local for, é suficiente para dar cabo do ambiente...
Também fiquei com ideia que acha que o Clube LR é que é o "dono" do movimento o que, como se percebe, não é verdade.
Foi apenas um membro do clube que, pelo facto de andar fora de estrada, se apercebeu que há toneladas de lixo nas florestas e adoptou a ideia.
Como percebe, quem vai ao futebol ao domingo não se apercebe destas coisas...
Um abraço e obrigado pela sua contribuição!
GT
Enviar um comentário