"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

domingo, 14 de junho de 2009

Manutenção do motor eléctrico

Clique na imagem para ampliar

Um dos cuidados que os pescadores que utilizam motores eléctricos descuram algumas vezes, é o que se prende com a manutenção deste importante dispositivo de locomoção, precisamente… devido à sua quase ausência de manutenção.
No entanto, quase ausência, não significa completa ausência, como se compreende.

Como tal uma inspecção periódica ou especial, se por qualquer indício consideremos que a devemos fazer, é dos mais elementares cuidados, até porque é justamente um dos mais fáceis de realizar. Para fazer uma inspecção especial basta que tenhamos navegado num local com muita vegetação aquática, a linha dos nossos carreto tenha sido apanhada pelo motor em movimento ou se verifique uma perca nítida de potência do motor. Esta última pode acontecer porque vulgarmente existem pedaços de linhas perdidas por outros pescadores e sem o sabermos, são apanhados pelo nosso motor eléctrico. Estas fotos foram obtidas num destes casos…
Qualquer que seja o caso que motive a intervenção, o primeiro passo é retirar o hélice. Depois disto, temos de imediato acesso ao veio do motor, ou seja, ao local onde poderão estar alojados restos de fio de pesca, detritos diversos ou partes de vegetação aquática.
Qualquer uma destas matérias que se enrola no veio por efeito do seu funcionamento, retira potência ao motor, aumenta o consumo de energia porque está em esforço e pior de tudo, pode deteriorar o retentor do veio que impede que a água entre dentro do motor. Uma pequena quantidade de fio de pesca é mais que suficiente para deteriorar este elemento e consequentemente ocasionar danos graves no motor eléctrico, porque como se sabe, a electricidade e a água não combinam…
Assim os resíduos que estiverem presos no veio deverão ser retirados cuidadosamente para que não se danifique (mais) o retentor.

Desmontar…
Depois disto, pessoalmente acabo por desapertar os dois parafusos de fixação do corpo que são de grande comprimento, permitindo a retirada parcial do topo onde se encontra o retentor. Mas antes disso, marco uma recta entre as três partes (parte frontal, corpo e tampa posterior) com um lápis, para que na montagem fiquem estas peças com o alinhamento com que estavam.
Esta operação serve só e apenas para lubrificar generosamente o veio do motor, quer pelo interior quer pelo exterior, com vaselina industrial ou como também é conhecida, massa de silicone. De um modo geral qualquer produto lubrificante recomendado para retentores e o-ring’s, serve para esta função.
Depois disto, passo lubrificante também no o-ring do corpo do motor, para protecção deste vedante e auxiliar na vedação da água.
Montar!
A montagem requer que se posicione o motor ao alto, com o veio para cima, para que não fiquem os componentes desalinhados devido ao peso destes.
Depois de encostado o topo parcialmente removido, faz-se o aperto alternado em cada um dos parafusos de forma equitativa até que sintamos que se iniciou o aperto do o-ring de vedação. Ainda de forma igual dever-se-á apertar, com firmeza mas sem exagero, porque se isso ocorrer pode destruir-se o o-ring do corpo. Exige-se alguma sensibilidade para perceber até onde deve ser o aperto tendo em conta o que temos em mãos.
Depois disto segue-se a colocação do hélice, que deve ser apertado com a porca de forma segura para que não se perca numa manobra de marcha atrás, se o motor possuir esta função, uma vez que tal não ocorre nos motores com comando de pé.

Esta manutenção é uma tarefa simples e muito útil. Muitas vezes não é necessária a desmontagem do corpo do motor pelo que, só e apenas uma simples limpeza do veio seguida de lubrificação externa do retentor do veio é suficiente.
Assim se prolonga a vida do nosso motor eléctrico, utensílio indispensável para as nossas pescarias, mas algumas vezes esquecido, quando não nos dá problemas…
Infelizmente, este espaço - o Blogger - manifesta problemas francamente desesperantes e que desmotivam cada vez mais a sua utilização. A colocação de fotos funciona EXTREMAMENTE MAL, a sua utilização idem aspas. Por exemplo, a foto que é possivel ampliar neste post, só o permite se for colocada em primeiro lugar. Em qualquer outro, não permite ser ampliada. Arrastar uma foto, para ser colocada no texto, no local que entendemos, é impossivel. Mas deixou de ser desde há pouco. Copiar um texto do Word e largá-lo aqui, deixou de ser possivel, essa opção não surge agora.
O que mais me incomoda é que tudo isto já funcionou bem. Será o preço a pagar por um espaço gratuito, mas a paciência e o tempo têm limites.

2 comentários:

junior disse...

Querido amigo Gomes,
Extremamente importante seu texto. Aborda de forma simples um assunto muitas vezes relegado a segundo plano por nós. O meu motor elétrico, por exemplo, está há anos precisando de cuidados e eu, talvez por usá-lo tão pouco não dou sua devida manutenção. Parabéns pela didática na explicação.
Sobre o blogger, infelizmente os espaços gratuitos estão ficando cada vez mais limitados.
Um grande abraço

José Gomes Torres disse...

Obrigado Junior!
Não se esqueça de dar uma olhada de verificação no seu motor antes de utilizar...
Pois parece que fica dificil ter espaços gratuitos que funcionem de forma aceitável...
Abraço.