"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PORTUGAL CAMPEÃO MUNDIAL DE PESCA AO ACHIGÃ


A Selecção Portuguesa de Pesca Embarcada ao Achigã sagrou-se Campeã Mundial da disciplina neste fim-de-semana, ao vencer a 6ª edição do Campeonato do Mundo, disputado no Alqueva.

A formação portuguesa foi a única das doze Selecções presentes a passar a marca dos 30 kg de peixe capturado, numa prova discutida até ao último momento com a poderosa Selecção italiana, que conseguiu mesmo igualar o número de capturas dos portugueses (43, dos 45 possíveis, uma vez que cada equipa pode trazer à pesagem apenas cinco exemplares por dia de pesca). Mas nas pesagens somou pouco mais de 26 kg, garantindo o 2º lugar final.

O 3º lugar em Selecções foi para a Alemanha, com 25.56 kg pescados, que terá de se contentar com a medalha de bronze e com o facto de ter ficado a apenas um peixe do campeão Portugal e da vice Itália.

Classificação individual
Nesta disciplina de pesca embarcada em águas interiores, cada barco leva uma dupla de pescadores (do mesmo país) e é o somatório dos resultados de cada dupla que perfaz a classificação de cada Selecção.

As duplas da Selecção Nacional, liderada por Hermínio Rodrigues, tiveram resultados positivos: Joaquim Moio e João Grosso conseguiram o 3º lugar final, com quinze peixes a marcar 12.37 kg, conquistando assim a medalha de bronze. Sérgio Sequeira e Silvestre Pinto ficaram em 4º lugar, com 9.35 kg, ao passo que a dupla Pedro Félix / Paulo Ramos ficou em 8º, com 8.52 kg. A medalha de ouro, nesta tabela, foi para uma dupla mexicana e a de prata, surpreendentemente, para uma croata.

Declarações

JORGE ALMEIRIM, PRESIDENTE DA FPPD:
A Pesca Desportiva Nacional está de parabéns por mais um titulo alcançado. Com este titulo, a somar aos já conquistados esta época (Mundial de Sub-18 em Rio, Europeu em Rio, Europeu de Pesca à Bóia em Mar e Mundial de Clubes em Mar), estamos perante uma das melhores, senão mesmo a melhor época de sempre da nossa Federação.
Numa competição muito disputada, os nossos pescadores souberam resistir à pressão de pescar em casa, e com um enorme espírito de grupo souberam partilhar as vivências dos treinos e da competição, delineando uma estratégia que se revelou vencedora. Fruto dessa boa estratégia, naturalmente também no plano individual os resultados foram muito bons, pois 3º, 4º e 8º entre 36 duplas só assim pode ser considerado.
Em termos organizativos, estivemos bem, como me foi reconhecido pelas várias delegações presentes; o nosso nível de exigência neste campo é muito alto. Recebemos os parabéns das várias delegações, que reconheceram que em face dos imponderáveis ocorridos, não seria fácil fazer melhor.
Para terminar, quero deixar uma palavra de apreço à nossa Selecção, que criou um grupo muito forte.

VIRGÍLIO MACHADO, PRESIDENTE DA ÁREA DE PESCA AO ACHIGÃ DA FPPD:
«A vitória de Portugal foi a vitória do crer e da vontade de um grupo muito unido, que se preparou de forma empenhada para esta competição! Por isso estão de parabéns todos os atletas e dirigentes, bem como todos aqueles que de forma voluntaria tornaram este Mundial possível».

HERMÍNIO RODRIGUES, SELECCIONADOR NACIONAL:
«A estratégia montada funcionou, porque houve partilha de informação por parte de todos os envolvidos. O objectivo de todos era a vitória; houve empenho e autoconfiança, o que tornou mais fácil ultrapassar as dificuldades. Tivemos sempre controlo sobre o que poderia correr bem e mal e, quando foi necessário recorrer ao plano B, tínhamos um preparado, e bom!».

Notas de interesse:

• Esta foi a edição mais disputada de sempre, com setenta e dois atletas de doze países, que treinaram na barragem de Alqueva nos dois dias anteriores ao início da competição
• Portugal passa a ter três títulos mundiais nesta categoria — dois em equipas, um individual
• Todos os peixes capturados em prova são mantidos em perfeita saúde nos barcos, em viveiros propositadamente construídos para esse fim, e devolvidos à água após a pesagem — uma equipa que apresente peixes mortos é penalizada
• Este Campeonato do Mundo foi organizado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, sob a égide da Federação Internacional de Pesca Desportiva em Água Doce (FIPS-ed)
• Reuniu apoios do Instituto do Desporto de Portugal, da Câmara Municipal de Moura e da Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva
• E contou com os patrocínios da TMN, da Marietel, de duas importantes marcas de produtos de pesca, a Sensas e a Illex, e da Yamaha
• A pesca desportiva é um dos desportos que mais títulos internacionais têm dado a Portugal, tanto nos escalões de seniores e veteranos, como nos de formação; e tanto nas categorias masculinas como femininas.
Parabéns aos Campeões Mundiais!

1 comentário:

Anónimo disse...

É de louvar os feitos de Portugal neste sector...

Como é possivel os grandes iluminados não entederem que as aguas interiores é um espaço a explorar!...?



Nuno Correia