"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Salmões na cidade


Segundo notícia da National Geographic, este ano, pelo menos um milhar de salmões do Atlântico passaram por Paris, durante a sua migração reprodutiva.
O rio Sena possuia uma grande população de salmões, mas a poluição iniciada no século IXX quase exterminou o peixe nestas águas.
O salmão do Atlântico é umas das espécies de peixes mais ameaçada na Europa. Depois que um esforço de 25 anos a limpar o rio e desintoxicar as suas águas, estes peixes estão a regressar, para a sua viagem anual de cerca de 150 quilómetros desde o mar.
Em 1995 apenas cinco espécies de peixes resistiam às águas poluídas mas graças aos esforços de limpeza podem agora ser encontradas 32 espécies de peixes, sendo a reaparição dos salmões, a mais importante.
Parece que a Natureza consegue perdoar os nossos exageros…
Veja a notícia completa aqui.

5 comentários:

junior disse...

Eu vi a notícia, amigo Gomes, achei sensacional. No Brasil, infelizmente temos vários exemplos de rios poluídos como o Sena. Mas muitos deles estão em processo de despoliuição e recuperação, um deles cortando a nossa maior cidade, São Paulo. Quiça um dia possamos pescar Dourados dentro de uma das maiores cidades do mundo?
Um grande abraço

José Gomes Torres disse...

Olá Junior
de facto é um grande retrocesso na destruição que o Homem têm feito ao planeta.
Pode ser também um bom indício: que é possivel inverter o processo.

José Custódio disse...

Boas GT!!

Ora ai está se tal fosse preciso a prova da sabedoria da natureza.
Que grande alegria teria eu se fosse parisiense em saber que ás «portas de casa» passa um dos peixes mais fantásticos do planeta.

Cumprimentos para vocês!!

Fenix disse...

Parece que até os salmões gostam de Paris para namorar!
:-)))

Gostei de ler!

Beijinhos
São

S. Ferreira disse...

Boas notícias, num planeta tão maltratado.

Um abraço.