"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Multifilamento Spiderwire Invisibraid




Desde o surgimento das linhas multifilares construídas com fibras ultra resistentes, que tenho experimentado diversas marcas e tipos, em diferentes situações de pesca quer em água doce, quer em salgada.
Com efeito, há mais de quinze anos quando fiz os primeiros lançamentos com um multifilar, disse que aquela linha nunca iria vingar no mercado, a menos que evoluísse muito…
Os lançamentos eram curtíssimos, devido ao enorme atrito nos passadores, a cor em amarelo fluorescente afugentava qualquer peixe num raio de pelo menos cinco metros e ao recolher, ouvia-se um ruído estranho a que não estava acostumado.
Após estes anos todos, atingimos provavelmente o ponto em que podemos dizer que os multifilares podem começar a destronar sem esforço e com muitas vantagens, o fio monofilamento.


Testamos na modalidade de spinning de mar, o multifilar Invisibraid, da Spiderwire, no diâmetro de 0.17mm, que suporta 18 Kg de peso. A cor desta linha é branca ou opaca quando seca, tornando mais suave depois de molhada, o que a converte numa cor mais discreta.
O enchimento inicial da bobina foi normal, apresentando-se bem acamado, sem algumas laçadas largas a surgir por baixo, como acontece com alguns que já usei.
Faltava o teste de campo, nos lançamentos e os combates com os peixes, onde as linhas mostram realmente aquilo que são, ou naquilo em que se tornam, após alguns lançamentos. É nessa ocasião que surgem as temíveis “cabeleiras” que no caso dos multifilares são particularmente aborrecidas e capazes de destruir de uma só vez o resto do dia de pesca. Não foi o caso…


Os lançamentos são fluidos e descontraídos, porque esta linha desliga nos passadores com uma facilidade indescritível, atingindo-se por isso distâncias outrora impensáveis com um monofilamento.
Em combate, permite também uma recuperação bastante suave, com o ruído característico nos passadores a ouvir-se de forma discreta e até agradável por tornar audível a guerreia com os peixes. A espectacular resistência desta linha – uma das maiores do mercado - é aqui fundamental para nos dar segurança na luta com os peixes.
A bobinagem mesmo na recuperação com amostras mais leves é equilibrada e sempre sem folgas, o que é meio caminho andado para evitar as cabeleiras no lançamento seguinte.
Neste caso, mesmo após vários dias de pesca, apenas surgiu uma pequena cabeleira, claramente formada por distracção minha na recuperação anterior. Ainda assim, foi fácil resolver com a ajuda de um palito de madeira, que existem sempre na caixa, uma vez que têm de várias aplicações na pesca.
A Spiderwire é uma marca que pertence ao grupo da Pure Fishing e é representada em Portugal pela firma Amadeu Carneiro, Lda.

1 comentário:

junior disse...

Já usei bastante Spiderwire, querido amigo Gomes, era uma das minhas preferidas. Nessa cor então, seria ótima por aqui.
Um grande abraço