"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

domingo, 9 de agosto de 2009

Motor eléctrico para kayaks


A Torqeedo, empresa de origem alemã fundada apenas em 2005, é fabricante de vários tipos de motores eléctricos de propulsão para a náutica de recreio. O nascimento da companhia prende-se de alguma forma devido às crescentes restrições na utilização de motores de combustão em muitas águas interiores, um pouco por toda a Europa.

Desta forma, a Torqeedo apresentou recentemente o primeiro motor eléctrico específico para kayaks, o modelo Ultralight 402 completamente estanque, com várias opções de comando, bem como uma funcionalidade tipo “homem ao mar”, tal como os motores de combustão.

A proposta inclui diversos extras normalmente adquiridos separadamente, como a bateria, o carregador e o comando, apresentando-se assim como um produto “chave na mão”, bastando apenas proceder à sua instalação.

A Torqeedo é representada em Portugal pela J. Garraio & C. Lda. com sede em Lisboa.

2 comentários:

junior disse...

Gomes querido amigo,
Já pesquei de caiaque, é bacana e esse motor deve realmente facilitar muito as coisas. Com uma bateria apropriada então, nem se fala, rss
Um grande abraço

José Gomes Torres disse...

Junior, amigão!
Apesar de não ter caiaque nem estar nos meus planos adquirir um, tive conhecimento deste acessório numa revista americana de pesca e achei interessante divulgá-lo, uma vez que por existem por cá muitos adeptos deste tipo de embarcação!
Um abraço!