"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Barbo comum, com 7,600kg


Aqui fica mais uma foto de um barbo do rio Tejo, tirada em ambiente natural, como aliás é regra deste espaço desde o primeiro dia.
Foi pescado pelo meu amigo Rui Semedo, pesou 7,600 Kg e foi capturado com um lagostim de vinil da Gary Yamamoto, enquanto o pescador tentava capturar achigãs.
Apesar dos maus tratos ao rio desde a nascente até à foz, e ao desaparecimento generalizado dos peixes, ainda há supresas...
Cada vez menos, infelizmente.

4 comentários:

S. Ferreira disse...

Belo torpedo!

Um abraço.

José Gomes Torres disse...

É verdade Sérgio!
Este peixe fica no segundo lugar do ranking, pelo menos das caputras que eu tenho conhecimento.
Os outros lugares mais proximos foram todos pescados há mais de dez anos.
Este deve ser o último...
Abraço.

Anónimo disse...

Boas,


Este peixe, de facto, espanta-me! já vi barbos com 4 e 5 quilos , mas com este peso, nunca tal vi, um exemplar destes num rio /barragem de portugal.

parabéns pelo blog
está muito bem construído e faz as delícias de quem explora.

cumprimentos,
António Gamito

José Gomes Torres disse...

Caro António Gamito,
Barbos deste tamanho não são de facto muito vulgares e com a poluição crescente dos grandes rios, tendem a desaparecer. Infelizmente boa parte das espécies piscícolas autóctones de água doce irão desaparecer nos próximos dez anos.
Obrigado pelas suas palavras quanto ao blogue, são incentivos como o seu o motor deste espaço, apesar da minha crescente falta de tempo.
Cumprimentos,
GT