"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo na pesca


A Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo iniciou um projecto audacioso e pioneiro no panorama da pesca desportiva nacional:
- Construir uma equipa de Pesca Desportiva (na modalidade de pesca de Achigã, sem morte e com amostras artificiais) com jovens dentro da escolaridade obrigatória.
Segundo a DGIDC, o Desporto Escolar deve ser entendido como factor de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes.
Apesar disso, a pesca, e o seu valor como actividade que vai muito para além do aspecto desportivo, tem sido sistematicamente ignorada pelas entidade que decidem estas questões.
Assim, um dos objectivos propostos para este projecto será o de conseguir que esta modalidade passe a ser considerada no quadro normativo do Desporto Escolar.
Parabéns por isso aos docentes da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, pela iniciativa e pela determinação com que conseguiram este feito!
Que a modalidade seja considerada bem depressa no Quadro Normativo do Desporto Escolar!

1 comentário:

josé custódio disse...

Boas caro GT!!

Eu sou apologista de que para os miudos tudo é pouco.
Mas,como na vida tudo tem um mas espero muito sinceramente que o dinheiro que vai ser investido nesse programa não seja dinheiro destinado à acção social escolar.
A pesca com amostras não fica propriamente barata e eu não gostava nada de saber que uma amostra de 9 ou 10 euros (dinheiro este que dá para pagar 2 ou 3 refeições a crinças carenciadas) foi paga com o dinheiro dos meus e de todos os que neste pais trabalham honestamente e que acabou como quase todas preza num pau ou numa pedra numa qualquer barragem.
De resto acho uma boa iniciativa para icentivar os mais jovens a pescar.

Um grande abraço e boas festas pra vocês.