"Se as várias estimativas que temos recebido se concretizarem, em 40 anos ficaremos sem peixe"

- Pavan Sukhdev, economista e consultor da ONU, sobre o eventual esgotamento dos recursos piscícolas a nível mundial, em 2050 (In Visão 20/26 Maio 2010)

domingo, 27 de setembro de 2009

Medusa de água doce


Numa recente deslocação à albufeira de Idanha, constatamos um incrível boom de medusas de água doce, como já não se verificava há algum tempo. Estavam em todos os locais da massa de água e chegam a ocupar, num cálculo a olho e em alguns locais, mais de 30 indivíduos por metro cúbico. Já as tinha encontrado em algumas albufeiras, sempre no final do Verão e coincidência ou não, todas pertencentes à bacia hidrográfica do Tejo. Os conhecimentos que temos desta espécie entre nós são bastante escassos, mesmo na internet. Aqui fica mais um humilde contributo.

A medusa de água doce, ou alforreca de água doce, (Craspedacusta sowerbyi), ocupa todos os continentes e foi identificada primeiro em Inglaterra, em 1880. Tem a forma de um sino, com um diâmetro de 5 a 22 mm ou seja, no máximo, uma moeda de 50 cêntimos e um peso entre 3 a 5 g. Os inúmeros tentáculos capturam o alimento, detectam a luz e contribuem para a deslocação, podendo mover-se em todos os sentidos, graças às pulsações do corpo.
O habitat desta medusa é alargado a uma variedade de ambientes de água doce: os lagos de água doce, barragens, poços, pedreiras e rios, parecendo preferir a água calma. Este organismo compartilha os mesmos traços característicos da maioria das medusas: não possui cérebro, esqueleto, nem órgãos específicos de respiração ou excreção. O corpo é formado por 99% de água e o seu aspecto é gelatinoso, sendo muito difícil captura-las sem uma rede fina, sendo inofensiva para o ser humano.
A dieta das medusa de água doce consiste fundamentalmente de zooplâncton, de tamanho de 0.2 a 2.0. Usa os tentáculos para picar e paralisar a presa antes de a levar à “boca”.
Podem surgir durante os meses do Verão e Outono, sendo Agosto e Setembro os meses com maior probabilidade de ocorrência. As elevadas temperaturas da água mornas e a abundância de alimento, causam uma proliferação da espécie. Apesar disso, as medusas de água doce são imprevisíveis e podem parecer em grandes números um ano, não aparecer o seguinte, e voltar diversos anos mais tarde.

A sua reprodução é assexuada e a maioria de populações são estritamente macho ou fêmea. Em determinada fase da sua evolução podem entrar num estado de hibernação por diversos motivos de falta de condições de sobrevivência (frio, luminosidade, alimento) e fixar-se em tudo o que se encontra na água incluindo animais, sejam mamíferos ou aves. Esta particularidade é aliás uma das formas relatadas para a sua disseminação mundial.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Projecto Limpar Portugal


Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia é o mote de um movimento cívico independente, iniciado entre nós através de um membro do Clube Português dos fãs dos Land Rovers.
A ideia original surgiu na Estónia e juntou no dia 3 de Maio de 2008 cerca de 50 mil pessoas, num país de 1,5 milhões de habitantes, que recolheram dez mil toneladas de lixo espalhado pelas florestas de todo o país.
A ideia foi copiada e em Abril deste ano, 150 mil cidadãos vizinhos da Lituânia e da Letónia puseram mãos à obra e conseguiram a mesma proeza



Video desta acção na Estónia

Entre nós a ideia vai ganhando corpo e aderentes, estando agendado já o dia 20 de Março de 2010 - tome nota na sua agenda - para limpar Portugal.

A organização faz saber que irá realizar a acção sem mexer num único euro, sendo os apoios prestados apenas e exclusivamente em bens e serviços relacionados com este objectivo.
Na rede social do movimento na internet pode criar e aderir a grupos já existentes, postar a sua opinião no fórum e sugerir ideias. Mais importante é a possibilidade de indicar as referências geográficas (coordenadas de GPS) dos pontos de lixo, para que sejam catalogados e posteriormente limpos pelas equipas de voluntários no dia PLP.
No site oficial do Projecto Limpar Portugal pode ainda obter mais informações sobre este projecto.
Obviamente, o Instantes associou-se de imediato à divulgação da iniciativa porque toda a água que cai nas florestas, vai sempre ter a um rio! Convém que chegue pura...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Subaquáticas de férias

Depois de um sempre curto período de férias, aqui ficam mais algumas fotos subaquáticas em água salgada, obtidas num par de mergulhos, apenas de máscara e sem mais qualquer outro equipamento.
Alguns peixes e outros seres vivos, registados em condições de pouca luz e com a água mais turva do que seria desejável.
De qualquer forma, é um observar de perto e olhos nos olhos, dos seres vivos daquele mundo líquido.


Um pequeno camarão e uma ostra, em pleno trabalho de filtração dos nutrientes


Bexiga do mar


Cardume de peixes-rei


Sargo comum


Caboz curioso, que veio "cuscar" o meu dedo...



Sargo-safia


Budião


Cardume de taínhas


Caboz